Compartilhar
Foto: TonyR./pantanalroots

O principal acesso ao pantanal de Mato Grosso é via Poconé, localizada a 100 km de Cuiabá. Cidade histórica, por muitos anos seus moradores viveram da exploração do ouro. Hoje, grande parte deles dedica-se ao turismo. .

Cavalhada em Poconé. Foto: Gcom/MT

Uma das atrações é a Cavalhada, realizada em julho, durante a Festa de São Benedito, e que relembra a luta entre mouros e cristãos na Idade Média.
Outra atração é a Dança dos Mascarados, onde os dançarinos usam roupas coloridas e passos bastante ritmados.

Transpantaneira

De Poconé, o turista chega à Transpantaneira, rodovia sem asfalto e com centenas de pontes. Em poucos quilômetros, já é possível avistar vários animais, como jacarés, tamanduás, antas, pássaros e famílias inteiras de capivaras. Por isso, é bom andar em baixa velocidade e evitar qualquer barulho ou movimento brusco.

Foto: Tony R/pantanalroots

Ao longo da Transpantaneira há vários hotéis e pousadas e, ao final dela, chega-se ao Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, um paraíso onde é possível observar a onça pintada no seu habitat natural.

O pantaneiro

O homem pantaneiro aprendeu a conviver em harmonia com animais e plantas e a superar as distâncias e todas as adversidades impostas pela natureza. A simplicidade e a hospitalidade desse homem estão à disposição do turista em todo o pantanal mato-grossense para cavalgadas, manejo do gado ou para uma conversa à sombra de uma frondosa árvore. Muitos deles são funcionários de pousadas, hotéis e restaurantes e gostam de mostrar ao turista o que há de melhor no pantanal.

Foto: Gcom/MT 

 

Deixe seu comentário