Compartilhar

Por Thiago Reis, G1

Chapada dos Guimarães recebeu, no ano passado, 158.365 visitas

Pelo 10º ano consecutivo, os parques nacionais do país registraram recorde no número de visitantes. Dados do Instituto Chico Mendes (ICMbio) mostram que, juntas, as unidades receberam 7,6 milhões de pessoas no ano passado – ante 7,1 milhões em 2015.

Com isso, é mantida uma escalada que teve início em 2007, quando 2,9 milhões de pessoas visitaram as unidades. A última queda foi registrada em 2006. Desde então, o número só cresceu.

O aumento em 2016 pode ser explicado, em parte, pelo número de frequentadores em um dos principais parques do Brasil: o da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O parque – que abriga o Mirante do Corcovado e o Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo – teve um aumento na ordem de 12%. A unidade recebeu 3.305.010 pessoas no ano passado. Em 2015, foram 2.945.355.

Para o chefe do parque, Ernesto Viveiros de Castro, o aumento não se deve a uma maior procura aos pontos turísticos mais conhecidos, e sim à utilização de outros locais da unidade de conservação. “Mesmo com a Olimpíada, não houve crescimento no Corcovado, onde há mais demanda turística. E isso pode ser atribuído tanto ao clima que se criou em relação à zika quanto à crise econômica. Por outro lado, o que se pôde perceber foi um crescimento no uso diário pelos cariocas de outras áreas do parque, gratuitas, para atividades de ecoturismo, trilhas e piqueniques”, afirma.

Ele atribui também o dado ao aprimoramento do registro de visitantes, já que acessos antes não monitorados agora são, aumentando a notificação.

Segundo Castro, medidas têm sido tomadas constantemente para melhorar as condições aos visitantes. Em 2016, foi inaugurado um centro de visitantes, com restaurante e loja de souvenir, nas Paineiras. Foram abertas também novas áreas de banho. Em breve, segundo ele, será inaugurada uma nova trilha de moutain bike.

Queda no Iguaçu

Já o Parque Nacional do Iguaçu, que conta com as famosas cataratas, registrou uma diminuição (de 5%) no número de turistas. Houve 1.560.792 visitantes em 2016. No ano anterior, a unidade recebeu 1.642.093 pessoas. “A leitura é muito clara: essa redução se explica pela realidade que a gente passa no país, extremamente difícil, tanto política como economicamente. Então é natural, como ocorreu em vários setores da economia, que haja uma queda, mesmo que pequena”, afirma o chefe do parque, Ivan Battiston.

O ano de 2017, no entanto, promete ser melhor para o parque, que fica parte no Brasil parte na Argentina. Em janeiro, foi registrado o recorde no número de pessoas considerando os 78 anos de existência da unidade: 216.465.

“A gente também não fica buscando recorde atrás de recorde. Há uma preocupação com a qualidade da visitação. E existe uma política institucional de valorizar os parques do país. O Iguaçu, por exemplo, é muito mais que as cataratas. O parque tem uma grande biodiversidade. Então o brasileiro precisa conhecer esses patrimônios naturais, que abrigam as belezas do país”, afirma Battiston.

Um dos destaques no ano passado foi Fernando de Noronha, que melhorou seu protocolo de monitoramento de turistas e entrou na lista dos 10 parques mais visitados do Brasil.

Além da visitação dos parques, houve um aumento de visitantes também nas florestas nacionais e nas reservas extrativistas, o que fez o ano de 2016 fechar com alta em relação a 2015 se forem consideradas todas as unidades de conservação. Foram 8.880.977 pessoas, ante 8.071.018 em 2015.

O que são parques nacionais

Dentro do grupo de proteção integral, os paques nacionais são, segundo o ICMBio, a mais popular e antiga categoria de unidades de conservação. O objetivo, segundo a legislação brasileira, é preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, realização de atividades educacionais e de interpretação ambiental, recreação e turismo ecológico, por meio do contato com a natureza.

Há hoje 72 parques nacionais no país, mas metade não está estruturada para receber visitantes. O ICMBio tem como objetivo, no entanto, fazer com que todos os parques tenham algum atrativo adequadamente preparado para o visitante em alguns anos.

Deixe seu comentário