Compartilhar

Isabela Mercuri – www.olhardireto.com.br

A 2ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) foi lançada na manhã desta segunda-feira (30) no Centro de Sustentabilidade do Sebrae. A feira acontece de 20 a 23 de abril deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal e, com cem stands, pretende trazer oportunidades de negócios para o trade turístico mato-grossense, além de discutir o tema “Turismo Sustentável”.
A iniciativa é da Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional do Comércio (Sesc), a Federação Nacional do Comércio (Fecomercio) e o Trade Turístico de Mato Grosso.

“Este ano vamos tratar mais da sustentabilidade. No ano passado tratamos do turismo como um grande negócio, e esse ano vamos tratar da sustentabilidade, porque este ano a ONU [Organização das Nações Unidas] decretou como ano internacional do turismo sustentável. Aproveitando esse gancho vamos fazer essa apropriação com o tema. (…) [Também] Porque todos os nossos pontos turísticos principais são ecológicos e dependem muito da preservação do meio ambiente”, explicou o secretário adjunto de turismo, Luiz Carlos Nigro, sobre o tema.

De acordo com o secretário, vinte e cinco cidades mato-grossenses serão priorizadas na feira, sendo elas as que já possuem estrutura para receber melhor os visitantes. Nigro ainda afirmou que, até o momento, já foram confirmadas as presenças de países como Paraguai, Peru e Bolívia na Feira.

Nigro explicou que, por este ano a FIT ser feita em parceria com outras instituições, os investimentos do Governo do Estado diminuíram. “Os recursos vão ser em torno de R$1,8 milhão. Ano passado foram de R$2,2 milhões”, afirmou. “Como foi a primeira feira ano passado, o governo precisou investir, até pro pessoal acreditar e ver. Esse ano já está mais fácil a captação de parceiros como o SESC, o SENAC e o SEBRAE”.

O Sebrae, principal parceiro da Feira, vai participar ativamente da organização de palestras e cursos para os visitantes. José Guilherme Barbosa Ribeiro, superintendente regional da instituição, explicou que a área dedicada a esta programação na FIT vai se chamar “Aldeia do Conhecimento”.

Deixe seu comentário